A CLASSE MÉDIA DA MERITOCRACIA E DA SUPERIORIDADE MORAL

Resultado de imagem para elite financeira
Jessé Souza (2017, p.77):

A classe média é a classe por excelência da meritocracia e da superioridade moral [...] A classe média serve tanto para se auto distinguir e para justificar seus privilégios em relação aos pobres como também em relação aos ricos. A suposta superioridade moral da classe média dá a sua clientela tudo aquilo que ela mais deseja: o sentimento de representarem o melhor da sociedade.

Ao mesmo tempo que amei ler A Elite do Atraso de Jessé Souza, odiei. Em alguns momentos no livro enxerguei em Jessé muito do que ele critica, e confesso que depois de ler seu livro procurei me aproximar mais de pessoas que representam a classe média. Eu não duvidava da veracidade de certas coisas, como o discurso meritocrático, por exemplo, mas eu queria uma prova, eu queria confiar no Jessé e ter certeza de que tudo o que ele diz é verdade.

Depois que fui demitida do meu ultimo emprego, peguei minha rescisão, fiquei 5 meses de seguro desemprego e por sorte, encontrei um novo emprego. Como não precisei usar o dinheiro, decidi investir. Eu já vinha lendo alguns livros sobre o mercado financeiro e sobre investimentos então decidi arriscar. 


Num primeiro momento, optei por investimentos conservadores, depois fiz um aporte menor de dinheiro e decidi fazer algumas especulações no mercado de ações. Eu estava curiosa e queria saber como era. Acabei me aproximando de ''influencias'' que te ensinam sobre o mercado de ações, indicam livros e fazem algumas analises políticas e econômicas para você usar como base para o investimentos. 


Bom, foi assim que eu descobri que a Classe Média, é de fato, a classe da meritocracia e da superioridade moral. A classe média se sente especial e diferenciada por alcançar seus objetivos, porque não enxergam seus privilégios. A classe média se sente incrível quando empreende, e PRINCIPALMENTE por pagar impostos em cima de cada funcionário que contratam, até porque empresários pagam muitos impostos, os funcionários não. 


Descobri que os inimigos da Classe Média são os trabalhadores assalariados e não a elite do dinheiro, até porque, antes se assemelhar à elite do dinheiro do que  se parecer com a ralé. Mas, aí de quem chamar a classe média de impostora, ou de quem questionar a legalidade do seu dinheiro.

Questionar a legalidade de seu dinheiro é inconcebível, até porque eles foram merecedores de tudo o que possuem através do seu esforço e da sua alta produção, pois segundo eles mesmos: quem produz mais, ganha mais. Pra eles, os fracassados são aqueles que não empreendem, que não geram empregos, os que vendem suas 8 horas por dia e que principalmente, os que votam no PT ou em outros partidos de esquerda. 

Já vi várias críticas à esquerda, principalmente ao PT e ao PSOL, mas ora, se são tão superiores moralmente, por que não fazem crítica ao mercado financeiro no qual eles tanto investem? Ou aos partidos que eles votam? 

Para a classe média os professores doutrinam, mas eles ensinam em suas redes sociais aos tantos leigos que o assistem, que o problema da alta inflação foram as políticas fiscais expansionistas do Governo Petista, como se isso fosse a verdade absoluta, e não um ponto de vista liberal, mas ora, isso não seria a tão famosa doutrinação que tanto criticam? Ah, a hipocrisia... A doutrinação só existe quando se trata de dinheiro na economia beneficiando os mais pobres. 

Comentários

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *