O QUE É O G20?


O ano de 2021 começou com a articulação do Governo do Estado de São Paulo para início da campanha de vacinação contra a COVID-19 no estado, mas a campanha se mostrou um insucesso, não só no estado de São Paulo, mas em todo o território nacional. 

Com a crescente dos casos e circulação de uma nova variante do vírus o ex-Presidente Lula durante um pronunciamento pediu ao Presidente da França Emmanuel Macron que fosse articulado junto ao G20 alguma forma de agilizar a campanha de vacinação em todo o mundo. Mas afinal, o que é o G20 e para que ele serve? 

O G20 é um grupo internacional criado a partir de um primeiro grupo chamado G7. O grupo dos 7 (G7) é o grupo que compõe as 7 maiores economias industriais do mundo, esse mesmo grupo criou o G20 que é composto pelas 19 maiores economias do mundo e pela União Europeia, com o objetivo de articular questões para a economia global de cada um dos membros.

A atitude do ex-Presidente Lula foi extremamente importante levado em consideração o contexto pandêmico atual, mas mexe diretamente no cenário político interno do Brasil que vive um de seus piores momentos da pandemia com alta constante no número de mortes e colapso do Sistema Único de Saúde (SUS), porque afeta o atual Governo Bolsonaro, que tem uma visão completamente diferente da pandemia. 

Apesar da súplica do ex-Presidente Lula o G20 não se posicionou sobre a questão, e a campanha de vacinação de cada país vem sendo decidida de forma unilateral por se tratar de questões de política interna de cada um, diferentemente da União Europeia que está lidando com a questão dentro do Bloco Regional. 

Comentários

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *