O QUE É MULTILATERALISMO?

 


O Multilateralismo ganha força pós Segunda Guerra Mundial, onde algumas organizações internacionais são criadas para o comércio e para manter a paz. Essas organizações visam que os países tenham relações mais estáveis entre si, principalmente em um contexto pós guerra.

O Multilateralismo é uma instituição que vai determinar princípios de ação coletiva para os Estados, deixando de lado interesses particulares de cada um deles e são justamente estes princípios que irão reger a coletividade, pois todos os Estados vão estar submetidos aos mesmos princípios de conduta, e estes princípios de conduta vão ser decididos de acordo com a instituição. 


Um exemplo que pode ser usado nesse caso é Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o papel de manter a paz e a segurança internacional. Se um dos membros é ameaçado ou tem a sua segurança ameaçada, os outros membros irão tentar conter de forma coletiva essa ameaça.

O princípio de segurança coletiva é: se um é atacado, todos vão de forma coletiva deter ou atacar o agressor. Os países membros que concordam com estes princípios devem praticá-los.

O Multilateralismo vai coordenar as relações entre 3 ou mais Estados de acordo com um princípio geral de conduta entre eles:

  • Igualdade entre os membros: o que vale para um, vale para todos
  •  Reciprocidade Difusa: nem todos vão ganhar a mesma coisa, mas haverá benefícios para todos.
  • Estabelece a ordem das coisas: Cria previsibilidade, diminuindo a propensão de guerras.

O Multilateralismo aumenta a interdependência entre os países em todos os campos (econômico, segurança, comércio, cultural, político) e esse aumento da interdependência vai forçar os Estados a cooperarem. A cooperação pressupõe negociação e consequentemente ajustes de opinião, posicionamento e comportamento entre os países.

Comentários

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *